A História da Maquiagem

Bom, o post de hoje é sobre a história da maquiagem, que faz de nós mais bonitas, realçando nossa beleza.
Vejam só:


Um dos relatos de uso da maquiagem na antiguidade foi na Bíblia, quando se refere a Jezabel, que era muito vaidosa e usava maquiagem e se enfeitava de ouro. Veja II Reis 9:30. "Em seguida Jeú entro em Jezreel. Ao saber disse, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio. Isso foi escrito em 480 a.C., então , vemos que o costume de se pintar vem muito antes do que imaginamos. Mas Deus condenava Jezabel não por se pintar, mas pela sua idolatria.

No Egito a maquiagem era muito importante, os faraós pintavam os olhos para evitar que olhassem diretamente para Rá, o deus-sol, era um símbolo político de respeito. Cleópatra foi um símbolo de beleza naqueles tempos. Ela imortalizou sei tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquiando com pó de Khol.

No Japão, do século IX e XII, período de Heian, a valorização da pele branca era geral. Para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram a usar o beni, pasta feita da extração de açafrão, para colorir as maçãs do rosto.




Passando para outro império poderoso, o de Roma, as mulheres usavam mascaras de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele. essa prática duro pouco, pois a indignação masculina, foi decretada como bruxaria o uso de produtos "naturais" pelo parlamento inglês no século XVII. No entanto, apesar da proibição do parlamento, o "batom" ou algo semelhante a ele passou a ser bastante usado e virou moda no século XVII.

A maquiagem voltou brilhar novamente a partir do Século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza, mas seu uso era privilegio apenas de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó de arroz e as pomadas coloridas para pintar os lábios.

No inicio da década de 1920 a maquiagem realmente se popularizou e ganhou o mundo. Mas, durante a 2° Guerra Mundial, a escassez de matéria prima levou as mulheres a produzirem seus próprios cosméticos.



Nos anos 50 a maquiagem ressurge com muita força, com lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras cor pasteis. Nos anos 60, os olhos Twiggy (referencia a famosa modelo inglesa) eram febre, juntamente com os cabelos cheio e altos.

Dos anos 90 até os dias de hoje, ganhamos mais produtos específicos para cada tipo de pele e novas texturas, cores e efeitos surgem todos os dias, graças a tecnologia.




Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...